↑ Dudeney, H. (1958) 1

↑ Dudeney, H. (1958)

Cinco triângulos, dois criados com a diagonal principal do mesmo tamanho, os dois menores da faixa central também são do mesmo tamanho. Geralmente os “Tans” são salvos formando um quadrado. O Tangram é um quebra-cabeça que é composto por sete peças: um paralelogramo (romboide), um quadrado e cinco triângulos.

O destinatário deste jogo é formar figuras usando as sete peças. As peças necessitam tocar-se, contudo não se sobrepõe.O Tangram surgiu, possivelmente, através do jogo de mobiliário yanjitu ao longo da Dinastia Song. Segundo os registros históricos chineses, estes móveis eram formados originalmente por um jogo de 6 mesas retangulares. Mais tarde acrescentou-se uma mesa triangular e as pessoas podiam acomodar as mesas de modo a fazer uma enorme mesa quadrada. Houve uma alteração mais tarde, no decorrer da dinastia Ming, e um pouco mais tarde, no momento em que ficou um jogo. Há uma lenda que diz que um servo de um imperador chinês usava um mosaico de cerâmica, muito caro e frágil, e tropeçou quebrá-lo em pedaços.

Desesperado, o servo tentou formar mais uma vez o mosaico em maneira quadrada, porém não conseguiu. Entretanto, se deu conta de que podia fazer diversas algumas figuras, com os pedaços. Não se conhece com certeza quem inventou o jogo nem sequer quando, porque as primeiras publicações chinesas em que ele aparece são do século XVIII, e dessa forma o jogo agora era muito conhecido em incalculáveis países. Na China, o Tangram era muito popular e considerado um jogo pra mulheres e garotas.

Um paradoxo do tangram é uma falácia aparente pela composição de figuras. Tendo como exemplo, duas figuras compostas pelo mesmo conjunto de peças, uma das quais parece ser um subconjunto do outro. Uma dessas famosas paradoxos é a dos 2 monges, atribuída a Dudeney, a qual consiste em duas maneiras aproximados, uma com pé e outra sem ele.

  1. MVS Notícias
  2. Justin Shirley-Smith – engenheiro de guitarra
  3. 1 Primeira temporada (2001-02)
  4. 2012: “Primeira linha” – Fey “O céu poderá aguardar”
  5. Phantom Boyz – arranjador, tecladista, produtor, programação

A sétima e oitava figuras representam o quadrado misterioso, desenvolvido com sete peças. Há um canto que é suprimida e, mesmo desta maneira, o repercussão continua a ter sete peças. Essas aparentes paradoxos são, na realidade, falácias. Como por exemplo, no caso de os 2 monges mencionados acima, o pé de um deles será compensado, na realidade, por um organismo ligeiramente superior no outro. O paradoxo de os dois monges: duas figuras semelhantes, no entanto com um pé a menos. Quanto às figuras que são capazes de ser feitas com o tangram, a maior quantidade dos livros europeus copiaram as figuras chinesas originais que eram só novas centenas.

Atualmente, o Tangram é usado como entretenimento, na psicologia, na educação física, no projeto, na filosofia e, especificamente, em pedagogia. ↑ a b Tangram Paradox, by Barile, Margherita, From MathWorld – Wolfram Internet Resource, created by Eric Weisstein. ↑ Dudeney, H. (1958). Amusements in Mathematics. New York: Dover Publications. ↑ Loyd, Sam (1968). The eighth book of Tão – 700 Tangrams by Sam Loyd with an introduction and solutions by Peter Van Note. New York: Dover Publications.