A Dificuldade Do Petróleo Barato 1

A Dificuldade Do Petróleo Barato

Em um lugar de minha moradia tem que ter um tijolo de tropocientas páginas intitulado Economia Internacional. Em um óbvio (e bem sucedido) tentativa de maximizar o meu bem-estar, não o comprei, contudo eu decidi, há mais de uma década, que, pra deixá-lo se arrastando pelo chão, pela redação de Expansão, melhor me levava para casa.

Aquilo de que se maximize o teu bem-estar afanando um livro de texto chamado Economia Internacional é matéria de outra coluna, se por acaso no suplemento da seção de Saúde, área de Psiquiatria. O livro me veio à cabeça visto que nas últimas semanas, temos sido testemunhas de um debate entre seus co-autores. Por um lado, Paul Krugman, Prêmio Nobel de Economia, colunista do New York Times e, em geral, prima donna. Por outro, Maurice (Maury para os amigos, como se fosse em homenagem a um dos personagens da antiga Aqui não há quem viva) Obstfeld, economista-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI).

O debate era: se sempre nos queixamos de que os preços do petróleo são caros, você Também poderia ter sido formulado de forma diferente, mais simples: Mas é que é impossível ceder uma para a direita, na Economia? Como é possível que saia do petróleo, e isso seja mau para ninguém (excepto, claro está, produtores)? A resposta de Obstfeld centra-se na busca.

  1. Investimentos, descrição
  2. 12:54. Termina Torra seu discurso após cinquenta e cinco minutos de intervenção
  3. O Correio publica “São Mamede” (48 páginas).)
  4. Um Governo de Álvaro Arzú
  5. 5 Links externos
  6. 1 Origem das Afortunadas
  7. Definir o jeito de investimento que vai a escoltar
  8. Os autores serão presos como “infames traidores da Pátria”

Ou seja, os que consumimos cru. Alto valor do petróleo sobe os preços. Um preço nanico, os puxa para miúdo. Isso não é bom em uma etapa como o atual, em que quase o mundo todo industrializado tem inflação, e alguns países -como Portugal – sofrem diretamente de deflação, ou seja, de queda de preços.

Com a deflação, o dinheiro a cada dia vale mais. Isso soa super bem, entretanto, se o dinheiro vale mais, as dívidas também valem mais a cada dia. Assim, não compensa pedir emprestado. Não vale a pena gastar já que, quanto mais você esperar, mais barato será o que querem obter. Essa é a teoria de Obstfeld. A de Krugman centra-se pela oferta. De acordo com o colunista do The New York Times, os países produtores de petróleo têm sido grandes motores da economia mundial durante a última década.

São resgatado bancos. Adquiriu objetos de futebol, ou, ao menos, desde os seus nomes nas camisetas deles (se alguma coisa une os jogadores do Barcelona e do real Madrid é ser homem-anúncio de petromonarquías). Desde O Corte Inglês até o Citigroup, toda extenso empresa tem capital de países produtores de petróleo. Agora, essa extenso fonte de capital está parando.

E há, além do mais, um segundo defeito: o fracking nos EUA foi sustentado, graças a grandes investimentos, porque, nesse tipo de extração de petróleo necessita ir à terra algumas vezes, visto que os poços se esgotam muito rápido.

Agora, com sessenta corporações desse setor reestruturando sua dívida, Wall Street está sofrendo, como deixaram de manifesto os resultados dos grandes bancos norte-americanos do primeiro trimestre. Então por onde vem a dificuldade? Depende se você prefere a Paul ou Maury.

Ou talvez os dois tenham causa. O que está claro é uma coisa: pela Economia, parece que a toda a hora toca perder. Até quando baixa o petróleo. Acima, para escrever esse post, eu procurei o livro de Krugman e Obstfeld e não o encontrei. Seguro que me roubaram. 5. Por que o cachorro lambe os testículos?

Não se pode expor o mesmo dos outros. Prova assim como a determinação de Nixon pra não ser o primeiro presidente dos EUA, perder uma batalha, mesmo com bombardeios superiores aos da Segunda Guerra Mundial. Outro defeito pendente foi a coleta de informações sobre a organização e persistência das forças inimigas.