O ritmo da ciência e da tecnologia é incompatível com a reflexão sobre isto seus limites e conseqüências sobre isso os direitos humanos. Enquanto os primeiros evoluem sem descanso, o debate ético necessita de sossego, discussão e consenso. As repercussões atingem tal maneira que todos os agentes sociais, sem exceção, necessitam participar da discussão. E imediatamente chegamos tarde. A medicina personalizada, o Big Data, os alimentos transgênicos ou a robótica (de forma especial os drones) exercem cota da atividade diária das pessoas. Enquanto um comentário numa rede social podes ser motivo de condenação, um ataque de luta com veículos aéreos não tripulados poderá findar matando civis (de acordo com a ONU). Onde está, desse jeito, a fronteira entre a tecnologia e a ética?
Como localizar este equilíbrio entre progresso e moral? O debate não poderá ser prorrogado mais, se não, a diferença de tempos será abismal. INOVADORES coloca hoje os desfíos éticos dos quatro domínios onde esta reflexão é mais premente. A clonagem é um dos maiores tabus da população científica e uma das áreas de investigação onde mais valores éticos se deixam perceber. “Qualquer procura que envolva seres humanos ou animais, de peixes, necessita ir pela supervisão de um comitê de ética”, garante Javier Arias, diretor-geral assistente de Terapia Celular e Medicina Regenerativa do Instituto de Saúde Carlos III.
Também, o responsável salienta que no momento em que se trata de “áreas mais sensíveis, como as células embrionárias, as investigações passam bem como por um comitê de ética recinto”. Miguel Garcia, presidente do Comitê de ética do CIDADÃO, diz que “não se pode fazer um acompanhamento de todos os pesquisadores, no entanto sim que podes haver outros trabalhadores que avisem ao comitê de irregularidades”.
A ocorrência da procura espanhola faz com que diversos dos avanços estejam controlados por organismos estatais, por apresentar-se contemplados nos orçamentos públicos. “É muito custoso fazer uma procura de costas pra bioética. Ao inverso de outros países, quase todo o investimento que se faz em Portugal é pública e subsídios têm de passar por diferentes controles”, diz Arias. O comércio eletrônico e as mídias sociais aproximaram das corporações aos usuários, entretanto, principlamente, a esses últimos as corporações.
- Métodos pra implementar as interfaces, tendo como exemplo, por intermédio de bibliotecas de computação
- “A metade do ‘Fortune 500’ perde dinheiro por não agir de forma claro”
- Final Fight
- Identidade on-line
- Ministro do Trabalho: César Carvallo, Advogado da UCAB, ex-Vice-ministro de Rafael Caldeira
- “Call Up” – (Ian Bairnson) Cantora: Neil Lockwood – 5:Treze
- O micro computador em geral reduz, há um acesso parcial à custa de um amplo tempo de espera
Os milhões de tweets e comentários que os internautas geram diariamente são uma verdadeira mina de informações relevantes pra essas corporações que conseguem guardar comportamentos de consumo graças ao marketing digital. Apesar de a Lei Orgânica de Proteção de Dados, o conjunto de detalhes que teem por web às vezes não acontece todos os filtros necessários pra preservar a intimidade de seus proprietários. “Depende muito da cultura da organização. Como por exemplo, cada mídia social tem tuas próprias regras, no entanto várias vezes se desconhecem”, diz Cristóvão Alvarez, professor do ICEMD, o Instituto de Economia Digital da ESIC. O desconhecimento dos usuários soma-se bem como a experiência de determinadas organizações que fazem uso o detalhe de forma insuficiente ética.
“Embora estabelece-se a racionalização, algumas vezes, há empresas que ultrapassam os limites e compartilham conteúdos sem ter a permissão”, explica Alvarez. O responsável diz que “na web e nas mídias sociais, ainda há recantos onde a lei não chega.
É indispensável que os tecnológos e os advogados se ponham de acordo, porque as ferramentas tecnológicas existem, contudo as normas, não”. Além dos defeitos que são capazes de aparecer se os dados não se protegem adequadamente, as promoções e a publicidade, que são vendidos através da internet é outro dos grandes nichos do negócio digital.
As ferramentas que são usadas nos dias de hoje pra realizar inserções publicitárias não garantem todos os padrões éticos que uma pessoa pode ter, pelo motivo de a inteligência artificial ainda não é tão construída. “Onde vamos achar mais riscos a curto tempo é nas compras programáticas de publicidade, já que a ferramenta faz o que pretende e poderá absorver um banner cada tipo de anúncio”, explica Alvarez.
Este tipo de sistemas funcionam como uma plataforma de licitações, onde as empresas vendem seus buracos e os usuários optam por comprá-los. Os transgênicos, uma charada política? O que é um alimento transgénico? Um corpo vivo que foi desenvolvido artificialmente manipulando seus genes. Você comeria você, a título de exemplo, uma espiga de milho geneticamente modificada?
Talvez não o tenha feito diretamente, entretanto sim de lado a lado dos animais que consome. O presidente do Comitê Científico da Associação Portuguesa de Bioempresas (Asebio) indica que a problemática da agricultura de transgênicos responde, principalmente, a uma “pergunta política”. “Não foi achado nenhum defeito com os tránsgénicos na saúde humana”, afirma categoricamente.