Mesoamerica, Part 2 (em Inglês) 1

Mesoamerica, Part 2 (em Inglês)

Santa Maria Nebaj (“Santa Maria”: em honra da sua padroeira, a Virgem da Assunção; Nebaj: do ixil, significa “lugar onde nasce a água”) é um município do departamento de Quiché, na República de Guatemala. Após a Reforma Liberal de 1871, em doze de agosto de 1872, o governo de facto do presidente provisório Miguel García Granados, criou o departamento de Quiché, o que Nebaj tem sido desde portanto.

a partir de 1970 faz parte da Franja Transversal do Norte e no início da década de 1980 foi palco de um conflito entre o Exército e o Exército Guerrilheiro dos Pobres durante a Guerra Civil da Guatemala. No caso de Santa Maria Nebaj, o topônimo “Santa Maria” vem da santa padroeira, a Virgem da Assunção, por tua parcela, pro topônimo “Nebaj” existem diferentes versões sobre a sua origem. Anteriormente, a palavra Nebaj se escreveu como “Nabah”. A sede municipal de Nebaj tem clima temperado (Classificação de Köppen-geiger: Cfb). Santa Maria Nebaj encontra-se ao norte do departamento de Quiché e pela área conhecida como Faixa Transversal do Norte. Ocupa uma extensão de 650 km2, aproximadamente.

Oeste: Aguacatán, Chiantla, Santa Eulália, São João Ixcoy e Santa Cruz Barillas, municípios do departamento de Huehuetenango. Os municípios encontram-se regulamentados em diversas leis da República, que instaura a tua maneira de organização, que se diz à conformação de seus órgãos administrativos e os tributos destinados pros mesmos. O conselho municipal integra-se com o presidente da câmara, os síndicos e vereadores, eleitos diretamente por sufrágio universal e secreto para um estágio de 4 anos, podendo ser reeleitos. Existem bem como as Prefeituras Auxiliares, os Comités Comunitários de Desenvolvimento (COCODE), o Comitê Municipal de Desenvolvimento (COMUDE), as associações culturais e as comissões de trabalho. O povo Ixil, descende dos antigos maias que habitavam a maior quantidade do território da Guatemala.

considera-Se que pro período histórico denominado clássico maia, a área Ixil, já estava povoada. Foram localizados vestígios de restos de monumentos e muros arqueológicos na região, constatando, então, que houve assentamentos humanos desde o ano 500 a.

C. Se localizou no município de Nebaj uma peça de jade que evidencia a história e a cultura do público ixil, desde os tempos antigos. O principal cultura dos maias ixiles era o milho. A história nos mostra a área, como o local da descoberta deste cultivo.

Mesmo foi considerado o cerro Paxil, pela comunidade de Xolcoay do município de Chajul, como o espaço sagrado onde se iniciou o cultivo de milho. Alguns historiadores consideram essas afirmações como verdadeiras. “os assentamentos Ixiles da área foram contemporâneos do desenvolvimento da cultura maia de Tikal, e Kaminal Juyu. Depois, quando estava indo para o leste pra Uspantán, Arias obteve aviso de que o governador em exercício Guatemala, Francisco de Orduña, tinha destituído como magistrado e teve que retornar pra Guatemala, deixando o comando para o inexperiente Pedro de Olmos.

Olmos lançou um desastroso ataque frontal à cidade, onde os espanhóis foram emboscados na retaguarda por mais de 2 mil guerreiros uspantecos; os sobreviventes que conseguiram bater em retirada, retornar, hostilizados, a guarnição espanhola em Q’umarkaj. A coroa espanhola, com assunto na catequização dos indígenas; das congregações fundadas por missionários reais no Novo Mundo foram chamadas “doutrinas de índios”, ou simplesmente “doutrinas”. Já quando os indígenas fossem catequizados e falassem português, poderiam começar a viver em paróquias e a colaborar com o dízimo, como faziam os peninsulares.

Mas esse plano nunca se levou a cabo, principalmente já que a coroa perdeu o controle das ordens regulares, como essa de os participantes dessas embarcaram para a América. A administração coletiva por fração do grupo de frades eram a característica mais primordial das doutrinas pelo motivo de garante a continuação do sistema da comunidade em caso falleciese um dos dirigentes. Os conventos estavam: a cidade de Santiago de los Caballeros de Guatemala, Amatitlán, Verapaz, Sonsonate, el Salvador Sacapulas.

  • Fredensborghusene, (Fredericia, Dinamarca) 1962 imagem
  • Ordem dos partidos sem representação parlamentar em todos os níveis
  • O “Ano do caudilho do sul, Emiliano Zapata” de acordo com o governo do México.[4]
  • Mensagens: 13.164
  • cinco Reestatización a fábrica de aviões de Córdoba
  • 2 Órgãos políticos do Parlamento Europeu
  • um Relação com o continente Africano
  • 3 Juros compostos

Especificamente em Sacapulas, a doutrina abrangia as cidades de Sacapulas, Cunén, Nebaj, Santa Cruz do Quiché, San Andrés Sajcabajá, Zacualpa e Chichicastenango. Em 1754, em virtude de uma Real Cédula cota das Reformas Borbônicas, todos os curatos de ordens regulares foram cedidos ao clero secular. Em 1765, foram publicadas as reformas borbônicas da Coroa espanhola, que objetivavam recuperar o poder real sobre o assunto as colônias e aumentar a arrecadação fiscal. Com estas reformas foram estanques pra controlar a produção de bebidas intoxicantes, o tabaco, a pólvora, os cartões e o pátio de galos.

A real fazenda subastaba o estanque, anualmente, e um característico, o comprava, tornando-se então o dono do monopólio de direito produto. Nebaj foi um dos municípios originais do Estado da Guatemala, em 1825; era fração do departamento de Totonicapán/Huehuetenango, cuja cabeceira era Totonicapam e incluía a Momostenango, Nebaj, Huehuetenango, Malacatán, Soloma, Jacaltenango, e Cuilco. Após a Reforma Liberal de 1871, o presidente de facto provisiorio Miguel Garcia Granados dispôs a fazer o departamento de Quiché para aprimorar a administração territorial da República, dada a gigantesco extensão do território de Totonicapán e de Sololá.